Monkeypox

monkeypox

Sobre a doença:

A Monkeypox (MPX) é uma doença, geralmente autolimitada, causada pelo vírus Monkeypox, pertencente ao gênero Orthopoxvirus da família Poxviridae. Na Monkeypox os sinais e sintomas são variados e podem durar de 2 a 4 semanas. O período de incubação do vírus Monkeypox geralmente é de 6 a 13 dias, mas pode variar de 5 a 21 dias. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa por meio do contato direto com as lesões ou fluidos corporais, secreções respiratórias (contato prolongado) e objetos contaminados. A confirmação diagnóstica da infecção é feita pela detecção de DNA viral em amostras com suspeitas clínicas.

Sobre o exame:

Diagnóstico Molecular de Monkeypox por PCR

O que é o exame de PCR?

A reação em cadeia da polimerase – PCR – é uma técnica molecular considerada padrão ouro para o diagnóstico da Monkeypox (varíola símia ou varíola dos macacos) na fase aguda da infecção.

O teste detecta o material genético (DNA) do vírus Monkeypox. É indicado quando o paciente apresenta sintomas, teve contato com um caso suspeito ou confirmado.

Na ausência de lesões na pele (vesículas, pústulas ou crostas), o diagnóstico laboratorial por PCR é realizado em amostras de soro dos pacientes, que devem ser coletadas logo após o início dos sintomas, preferencialmente até o 5° dia.

Após o aparecimento das lesões, a amostra de referência para o diagnóstico laboratorial de Monkeypox por PCR é a secreção de vesículas e pústulas ou crosta de lesões, coletadas pelo(a) médico(a) assistente em unidade hospitalar.

  • Febre;
  • Inchaço de gânglios;
  • Dor Muscular e de cabeça;
  • Calafrios;
  • Lesões na pele que vão evoluindo de manchas vermelhas a pústulas que depois se tornam feridas e formam crostas.
  • Este exame necessita de agendamento prévio.
  • O agendamento é realizado exclusivamente via whatsapp no número (22) 99730-9061.
  • Diagnóstico em amostras de soro: em até 24 horas após a coleta, com exceção dos casos em que houver a necessidade de coleta de nova amostra ou repetição do exame para a confirmação de resultados.
  • Diagnóstico em amostra de lesão: em 06 dias úteis após a coleta, com exceção dos casos em que houver a necessidade de coleta de nova amostra ou repetição do exame para a confirmação de resultados.